Dois dias de seminários online para discutir possibilidades de transformação das formas de ensino na educação infantil brasileira.

Dias 29 e 30 de junho16h às 18h

A pandemia levou muitas escolas e docentes da educação infantil a adaptarem suas práticas a favor do ensino à distância, o que já foi um grande desafio. Mas é necessário ir muito além!

Reunimos vozes importantes para discutir possibilidades de transformação das formas de ensino das crianças brasileiras. São pesquisadores e lideranças escolares num debate único sobre questões como:

  • NO espaço físico, o virtual e a casa: qual o lugar da escola?
  • NEducar para a humanidade: as crianças no debate das questões do nosso tempo.
  • NA curiosidade, a investigação, o brincar, o pensar e a pausa em tempos tão digitais.
  • NO lugar do professor artesão e pesquisador das ciências da aprendizagem.
  • NComo construir em comunidade em tempos de distanciamento?

16h às 16h10 – Abertura

Abertura

—————————–

16h10 às 16h45 – As linguagens expressivas da criança: a literatura, a música, os tempos e os espaços.

Maria Alice Proença
(Instituto Singularidades)

—————————–

16h45 às 17h30 – O corpo da criança: o movimento, a pausa e o outro em tempos de pandemia

Rita Gallante e Cláudia Siqueira
(Instituto Sidarta)

—————————–

17h30 às 18h00 – Debate

Debate a partir de perguntas dos participantes

16h às 16h10 – Abertura

Abertura

—————————–

16h10 às 16h45 – Qual o futuro da aprendizagem a partir do que estamos vivendo e aprendendo?

Thiago Almeida
(Escola Hub)

—————————–

16h45 às 17h30 – Redesenhando as formas de ensinar e aprender – as múltiplas possibilidades e desafios de ensinar e de aprender hoje com crianças

José Moran
(Doutor em Comunicação – USP)

—————————–

17h30 às 18h00 – Debate

Debate a partir de perguntas dos participantes

INSCREVA-SE PARA RECEBER O LINK DO SEMINÁRIO

Após a inscrição, convidamos você a realizar uma contribuição opcional e voluntária para a campanha Tem gente com fome












    Cláudia Siqueira

    Cláudia Siqueira

    Instituto Sidarta

    Diretora do Instituto Sidarta, responsável pela gestão de projetos socioeducativos, publicações científicas, formação de educadores e articulações entre políticas públicas e iniciativas privadas. Historiadora e pedagoga, pós-graduada em “Aperfeiçoamento de docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental” pela PUC e em “Pedagogia de Projetos e Tecnologias Educacionais” pela USP. Especialização em Primeira Infância em Harvard e em Metodologias Educacionais na Universidade de Stanford. Professora de pós-graduação na área de Educação.

    Jose Moran

    Jose Moran

    Doutor em Comunicação – USP

    Professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Doutor em Comunicação pela USP. Foi professor de Novas Tecnologias na USP cofundador do Projeto Escola do Futuro. Autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora

    Maria Alice Proença

    Maria Alice Proença

    Instituto Singularidades

    Doutora em educação e currículo pela PUC-SP, Mestre em Didática pela FE-USP, historiadora, fundadora do GEP (grupo de estudos sobre projetos na abordagem de Reggio Emillia), professora da pós-graduação do Instituto Singularidades e projeto Paz de faz com Arte (em parceria com o MAM e Aliança pela Infância). Autora do livro Prática Docente e de artigos em revistas especializadas. Avó de 4 tesouros.

    Thiago Almeida

    Thiago Almeida

    Escola Hub

    Fundador e CEO da Escola Hub. Doutor pelo Instituto COPPEAD / UFRJ, Mestre pelo IAG – PUC Rio e Professor Associado da Fundação Dom Cabral. É membro da International Society of the Learning Sciences e foi Diretor de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa, Professor da Graduação e Pós-graduação da ESPM e do IBMEC Rio. Atuou como Coordenador de Novos Negócios da L`Oréal Brasil e Marketing Internacional da L`Oréal França. É autor do livro “Transformação Pedagógica”.

    Rita Galante

    Rita Galante

    Instituto Sidarta

    Licenciada em Dança pela Faculdade Paulista de Artes, especialista em Dança e Consciência Corporal, pós-graduanda em Psicomotricidade pelo ISPEGAE-OIPR. Educadora corporal do Colégio Sidarta.

    Doações para a campanha
    “Tem Gente com Fome”

    A inscrição para os seminários é gratuita, mas convidamos você a doar voluntariamente uma quantia à campanha ‘Tem Gente Com Fome”, uma ação solidária de financiamento coletivo para arrecadar fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia de Covid-19.